11.5.10

Android, iPhone, BlackBerry: qual o melhor para criar aplicativos?

Por Brad Reed, da Network World (EUA)
04 de maio de 2010 - 07h10
 
Desenvolvedores falam da experiência de trabalhar com as três alternartivas e elegem pontos fortes e fracos de cada uma. 

Você é um desenvolvedor de software que criou uma nova aplicação para smartphones, prestes a estourar em todo o mundo. Por melhor que seja o trabalho, você tem um problema: sua brilhante e inovadora aplicação não terá apenas que competir com muitas outras, com ambições similares, mas também disputar espaço com elas entre múltiplas plataformas. Com tamanha diversidade de sistemas operacionais disponíveis no mercado, pode ser assustador para um desenvolvedor de software fazer o seu nome.

Surpreendentemente, inexiste uma solução única para desenvolvedores de software interessados em entrar no mercado de aplicações móveis. Cada sistema operacional tem diferentes fraquezas e pontos fortes e algo a oferecer aos desenvolvedores. Pense, por exemplo, no sistema operacional do iPhone, que recorrentemente recebe aplausos dos usuários por sua facilidade de uso e por contar com uma loja de aplicações, a App Store, com mais de 140 mil aplicativos aprovados. Apesar de parecer um sonho para muitos desenvolvedores, alguns têm dito que justamente o grande número de aplicações tem dificultado a competição.

“É mais fácil desenvolver para o iPhone do que para outros sistemas operacionais, mas é mais difícil fazer dinheiro com o aparelho da Apple”, afirma o Chief Executive Officer (CEO) da desenvolvedora de software Handmark, Paul Reddick. A empresa é especializada no desenvolvimento de aplicativos móveis de notícias. “Apesar de ser relativamente fácil conseguir colocar seu produto na App Store, não é fácil se fazer notar quando existem outros 140 mil junto com você. A questão-chave é descobrir como fazer com que você seja percebido”, acrescenta.

Variedade de formatos
Obviamente, o fato de tantos desenvolvedores desejarem criar aplicações para o iPhone é mais um sinal de sucesso do que de fracasso. Além disso, alguns desenvolvedores afirmam que o tamanho uniforme da tela facilita a criação. Aplicativos desenvolvidos para aparelhos Blackberry ou que utilizam o sistema operacional Android precisam sempre ser adaptados, devido aos diferentes tamanhos de tela dos modelos fabricados pelos fornecedores. Um aplicativo para iPhone serve para todas as versões do celular da Apple.

“A principal força do iPhone, sob o ponto de vista de um desenvolvedor, é a padronização de sua tela”, confirma o CEO da desenvolvedora de jogos para plataformas móveis Concrete Software, Keith Richelman. “Esse é o grande desafio para todas as outras plataformas que estão presentes em dispositivos com uma grande variedade de tamanho de tela”, completa. Apesar disso, Pichelman conta que o sistema operacional com o qual sua empresa mais gosta de trabalhar é o dos dispositivos Blackberry. A maior vantagem, diz ele, é o apoio da Research in Motion (RIM), que, segundo o executivo, dá orientações concretas e específicas sobre como conseguir que os aplicativos sejam aprovados e publicados na Blackberry App World, loja de aplicativos da RIM.

“Eles [a RIM] têm sido extremamente atenciosos, tanto por meio de contatos técnicos quanto de relações públicas, e tem sido assim há anos”, afirma. “Eu adoraria ver a Apple agindo da mesma forma. Eles têm feito um excelente trabalho, mas às vezes é difícil trabalhar com a Apple, porque não sabemos o que eles vão aprovar ou não”, avalia Pichelman.

A porta-voz da área de marketing e vendas para desenvolvedores da Data Viz, Shari Hoffman, compartilha essa visão a respeito da fabricante do BlackBerry. Já Reddick diz que apesar da RIM realizar um bom trabalho de relacionamento com desenvolvedores, o sistema operacional que roda no aparelho pode apresentar desafios. Segundo Shari, é difícil criar uma aplicação única que seja interoperável com a ampla variedade de aparelhos da marca. “Criar algo que funcione em um aparelho não significa necessariamente que funcionará em outros”, reclama.

A grande novidade a chegar ao mercado de sistemas operacionais móveis nos últimos tempos foi o Android. Como o sistema operacional do Google é open source, qualquer desenvolvedor pode acessar seu código e criar aplicativos. Além disso, desenvolvedores afirmam que é fácil colocar aplicações na loja de aplicativos, o Android Market, já que o Google não atua como um “porteiro”, avaliando cada aplicação. Na verdade, o Google permite a entrada de todas as aplicações submetidas à loja e só remove do Android Market aquelas consideradas inapropriadas, mas isso depois que elas são publicadas.

A gerente de produtos da linha Android da Data Viz, Ilya Eliashevsky, observa que o Android oferece diversas vantagens para pequenos desenvolvedores porque permite que eles simplesmente publiquem o aplicativo na loja e aguardem o início das vendas. “Nós criamos uma conta e publicamos nossos aplicativos, que são aprovados. Na sequência, eles começam a aparecer em aparelhos e as vendas têm início imediatamente”, conta.
Pensando no futuro, Reddick diz que essas funcionalidades farão do Android o principal player a atrair desenvolvedores Web, devido à sua estrutura open source e ao fato de que ele começou a aparecer em uma grande variedade de dispositivos ao longo do ano passado. “Posso ver o Android com muito sucesso no futuro porque é um sistema operacional aberto que está ganhando espaço em inúmeros celulares de diferentes fabricantes e também entre desenvolvedores”, avalia. “Se eu estivesse desenvolvendo um aplicativo agora com o objetivo de gerar caixa no curto prazo, colocaria a aplicação no BlackBerry e no iPhone, mas se eu fosse olhar para um crescimento futuro, optaria pelo Android”.


Fonte: COMPUTERWORLD

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